Semana da Leitura

A Semana da Leitura, uma das iniciativas mais icónicas do Plano Nacional de Leitura, celebra-se este ano de 18 a 23 de março, em todo o país. A programação manterá os seus principais objetivos: valorizar a leitura e a literacia nos territórios e com públicos distintos.

A música das palavras: interdisciplinaridade em Português e Música (1.ºe 2.º CEB)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Formador(es): Filomena Viegas & Manuela Encarnação
Parceria: APP (Associação de Professores de Português) / APEM (Associação Portuguesa de Educação Musical)
Modalidade: Curso / formação presencial e a distância
Destinatários: Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 250, 910 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP)
Número de horas: 25 (15horas presenciais; 3 horas síncronas; 7 horas assíncronas)
Datas e horários das sessões síncronas: 22 e 29 de abril de 2024 (17:30-19:00)
Datas e horários das sessões presenciais: 8 e 15 de abril de 2024 (17:30-20:30); 11 e 18 de abril (18:00 – 21:00); 2 de maio (17:30-20:30)
Local de realização das sessões presenciais: Biblioteca de Alcântara | Rua José Dias Coelho 27 29, Lisboa
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa / Bibliotecas de Lisboa – Biblioteca de Alcântara

Aprender, avaliar, ensinar em Português: um triângulo inevitável

INSCRIÇÕES ABERTAS
Formador(es): Filomena Viegas & Vitória de Sousa
Modalidade: Curso/ formação a distância
Número de horas: 20 (12 horas síncronas; 8 horas assíncronas)
Destinatários: Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP)
Datas e horários: Terça-feira 21 de maio, das 18h00 às 20h00; 4 e 11 de junho, das 18h00 às 20h30; segunda-feira 27 de maio, das 18h00 às 20h30; quinta-feira 6 de junho, das 18h00 às 20h30.

O que fazer com a gramática na aula de Português? (2.º, 3.º CEB e E. Secundário)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Formadores: Filomena Viegas & Luís Filipe Redes
Modalidade: Curso/ formação a distância
Número de horas: 20 horas (12 horas síncronas; 8 horas assíncronas)
Destinatários: Professores dos Grupos  200, 210, 220, 300, 310, 320, 330 e 340 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP)
Datas e horários : Quinta-feira 9 de maio, das 18h00 às 20h00, quinta-feira 16 de maio, das 18h00 às 20h30; segundas-feiras 13, 20 e 27 de maio das 18h00 às 20h30

É no ar que ondeia tudo! É na palavra que tu existes – Oficina de escrita (@D)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Formador(es): João Pedro Aido
Modalidade: Curso/ formação a distância
Número de horas: 50 (25 horas síncronas; 25 horas assíncronas)
Destinatários: Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300, 310, 320, 330 e 340 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP)
Datas e horários: Sábados 25 de maio, 15 e 29 de junho de 2024, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00; sábado 06 de julho de 2024, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Inscrição dos alunos na segunda fase Na véspera da prova da 1.ª fase, pelas 8 horas do dia 21 de fevereiro, a APP envia, por correio-e, aos diretores do AE (ou escola não agrupada), com conhecimento ao coordenador da iniciativa, o enunciado da prova do escalão A e o da prova do escalão B, juntamente com algumas informações e a […]

Olimpíadas – histórico

Breve história das Olimpíadas da Língua Portuguesa Tal como se pode ler nesta notícia na página da DGE, “As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de […]

Olimpíadas – contactos

Endereço Postal ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS Rua C ao Bairro da Liberdade, lote 7, r/c-9 1070-023 Lisboa   Telecontactos Olimpíadas da Língua Portuguesa: olp@app.pt Tel.: 213 861 766 Telm.: 936 406 618 Correio-e Geral: aprofport@app.pt Correio-e Secretariado: secretaria@app.pt Correio-e Centro de Formação: cfor@app.pt   Horário de Atendimento Contínuo das 10:30 às 17:30 horas De […]

Olimpíadas – prémios e vencedores

Prémios | Ano letivo de 2023/24 Serão atribuídos prémios aos três melhores classificados de cada escalão cuja média das classificações da 2.ª e 3.ª fase seja igual ou superior a 160 num total de 200 pontos. Os prémios a atribuir, que serão anunciados em breve, são entregues pessoalmente aos vencedores na cerimónia de encerramento das […]

Olimpíadas – inscrição e regulamento

Inscrição das escolas Formulário de inscrição   Inscrição dos alunos na segunda fase Na véspera da prova da 1.ª fase, pelas 8 horas do dia 21 de fevereiro, a APP envia, por correio-e, aos diretores do AE (ou escola não agrupada), com conhecimento ao coordenador da iniciativa, o enunciado da prova do escalão A e o da prova do […]

Olimpíadas – introdução

XI Olimpíadas da Língua Portuguesa – 2023-2024 As XI Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária […]

Revista Palavras n.º 60-61

Título: Revista Palavras n.º 60-61
Autor: AA. VV.
Data de publicação: 2023
Local de publicação: Lisboa
Editor: Associação de Professores de Português

Vantagens de ser sócia(o) da APP

Faça-se sócia(o) da APP e tenha acesso a um novo mundo de recursos e atividades.
Tenha descontos em ações de formação, nas Jornadas Pedagógicas e no Encontro Nacional da APP.
Participe de forma privilegiada nos debates da APP.
Receba o Boletim dos Sócios e participe na sua redação.
Faça parte desta comunidade!
 

 

Feliz Natal 2023

A APP deseja aos melhores sócios do mundo um Natal cheio de luz e um novo ano com muito sucesso e sonhos realizados.

Projeto Ler Consigo, edição 2024

Ler Consigo = eu consigo ler (mesmo que não tenha o português como língua materna), eu leio consigo, contigo, com eles, com elas, sozinho ou acompanhado com alguém.

Projeto Erasmus “Landscapes Successful Practices Between Art and Education”

A APP convida quatro professores de Português a participarem no projeto Erasmus “Landscapes Successful Practices Between Art and Education”, que integra organizações europeias de Grécia, Espanha, Polónia e Portugal.
O projeto visa o desenvolvimento de práticas artísticas para a aprendizagem de textos, através de realização de performances.