Falecimento do Professor Joaquim Fonseca – 20-08-2019

Publicado por a 21/08/2019 em Notícias | Comentários desligados

Faleceu ontem, 20 de agosto, o Professor Doutor Joaquim Fonseca, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi um eminente investigador e docente na área da linguística do texto, estabelecendo uma sistemática articulação com o ensino da língua materna. Coordenou o Centro de Linguística da Universidade do Porto e foi precursor em Portugal de diversos domínios, nomeadamente os que ligam os estudos didáticos aos estudos linguísticos e literários. Estava aposentado há vários anos, o que não impede, quer do ponto de vista académico quer do ponto de vista pessoal, de continuar a ser considerado por colegas e discípulos como um linguista e um mestre de nível verdadeiramente excecional.

Os estudos sobre texto, coesão e a coerência textuais, enquanto  propriedades configuradoras da textualidade, foram privilegiados ao longo do seu percurso académico, como o ilustra a sua dissertação de doutoramento  Coesão em português: Semântica, pragmática, sintaxe, apresentada à FLUP, em 1981.  Data de 1992 o seu texto Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação, numa edição do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa de Lisboa, uma obra fundadora dos estudos sobre ensino da língua, do texto e do discurso.

Entre 1993 e 2001, o Professor Joaquim Fonseca coordenou a Coleção Linguística, da Porto Editora, e são da sua autoria o n.º1 e o n.º 14, primeiro e último volumes desta coleção, respetivamente Estudos de Sintaxe-Semântica e Pragmática do Português e Língua e Discurso. São 14 obras de referência em diferentes domínios dos estudos linguísticos, que se projetam numa relação direta com a didática do português.

Foi particularmente relevante o contributo de Joaquim Fonseca para a revista Palavras da APP. Em 1986, no nº 9 da Palavras foi publicado o seu texto “A frase no texto. Algumas propostas de trabalho para a aula de língua materna”, (pp. 11-14), de enorme atualidade, que consideramos fundamental para questões envolvendo o conceito de texto e de abordagem de gramática do texto. Este artigo vem sendo retomado por estudantes, professores e investigadores, no domínio da linguística textual. Aqui deixamos ligação direta para ele, no pressuposto de que a divulgação do texto é uma forma de agradecimento e homenagem da direção da APP ao seu autor.