Nota de pesar da Associação Portuguesa de Linguística e homenagem ao Professor Doutor Joaquim Fonseca e à Professora Doutora Maria Francisca Xavier

Publicado por a 03/09/2019 em Notícias | Comentários desligados

Na sequência do recente falecimento de dois brilhantes linguistas, o Professor Doutor Joaquim Fonseca e a Professora Doutora Maria Francisca Xavier, a Associação de Professores de Português (APP), solidária com a Associação Portuguesa de Linguística (APL), divulga a nota de pesar da APL,  bem como a informação acerca da homenagem que, no próximo mês de outubro, esta última associação irá prestar aos referidos docentes:

 

“ O mês de agosto foi um mês amargo para a nossa comunidade com a partida de dois brilhantes linguistas que fizeram parte da geração a que devemos a nossa associação.

 

A 20 de agosto, tivemos a triste notícia do falecimento do Professor Doutor Joaquim Fonseca, ilustre académico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador pioneiro na área da linguística do texto, área que promoveu entusiasticamente.

Para além do seu importante contributo científico, destaca-se a forma como influenciou toda uma geração de jovens linguistas.

 

A 30 de agosto, recebemos mais outra triste notícia: o falecimento da Professora Doutora Maria Francisca Xavier, eminente linguista e docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Dedicou-se de forma apaixonada ao estudo do Português Medieval, tendo produzido recursos de referência nesta área.

A sua habitual presença nos Encontros Nacionais da APL e a sua disponibilidade para colaborar com a APL nas suas várias vertentes são reveladoras da sua dedicação à nossa associação.

 

O legado científico que ambos nos deixam não é indissociável da postura ética e humana que sempre assumiram na vida, constituindo também, por isso, a outros níveis, inspiradores exemplos.

 

No próximo encontro nacional da APL, que se realizará de 9 a 11 de outubro, na Universidade do Minho, serão prestadas homenagens formais ao Professor Joaquim Fonseca e à Professora Maria Francisca Xavier.”