Avaliação formativa em Português – ACD – 28 SET 2019 – Loures

Publicado por a 09/09/2019 em Agenda, Destaques | Comentários desligados

V JORNADAS PEDAGÓGICAS DA APP

|||||||||

avaliacao formativa_cartaz

A 1.ª edição das V Jornadas Pedagógicas da APP vai realizar-se em Loures, no próximo dia 28 de setembro, e é organizada pela direção da APP em parceria com a Escola Secundária António Carvalho Figueiredo, do AE 4 de Outubro de Loures.

À semelhança das IV Jornadas pedagógicas APP, que tiveram lugar em abril e setembro de 2018, esta edição procura promover a reflexão e apoiar a formação dos professores de Português de todos os níveis de ensino, sobre questões enquadradas pelo paradigma educativo “Autonomia e Flexibilidade Curricular”.

O tema das V Jornadas Pedagógicas APP incide diretamente sobre a Avaliação formativa em Português; tem em conta o modo de estar em aula dos alunos da atualidade, que coloca desafios aos professores, exigindo uma adequação da prática pedagógica para lhes dar resposta. A (re)estruturação das práticas e a necessidade de criação e recolha de instrumentos de avaliação formativa serão os subtemas das jornadas de 28 de setembro, em Loures.

Nestas jornadas, contamos com a participação da Dr.ª Antonieta Lima Ferreira, assessora do Secretário de Estado da Educação, Professor João Costa, e do Dr.º Hélder Pais, diretor de serviços da Direção Geral de Educação. Os seus contributos serão uma mais valia para as jornadas, dado o seu conhecimento dos documentos oficiais em vigor e a sua competência para fundamentar e promover a avaliação formativa, enquanto problemática emergente, no contexto da operacionalização das AE de Português, em articulação com as competências do Perfil dos alunos, e da aplicação dos decretos-lei 54/2018 e 55/2018.

PROGRAMA

______________________________________28 de setembro de 2019 ___________________________________

9h15 Receção Títulos das apresentações, seguidas de debate, e das oficinas
9h30 Abertura: Filomena Viegas – APP; Amélia Moedas – AE 4 de Outubro
9h45 Antonieta Lima FerreiraAdjunta do Senhor Secretário de Estado da Educação
Painel «As Aprendizagens Essenciais e a Avaliação» 
Hélder Pais - Diretor de serviços da Direção Geral de Educação  
11h00 Intervalo  
11h30 Paula Cristina Ferreira – ESE-Instituto Politécnico de Leiria
 
 «Critérios para avaliação de aulas de Português numa metodologia ativa»
12h00 Adelino Calado - Agrupamento de Escolas de Carcavelos  «Aprendizagem e Avaliação»
12h30 Almoço  
14h00 Vitória de SousaAPP
Sala 1Oficina «Domínios de avaliação da leitura»::::::::Sala 2 – Oficina «Domínios de avaliação da oralidade»::::::::::Sala 3 – Oficina «Sequências didáticas de géneros textuais: avaliar-planificar-avaliar»Sala 4 – Oficina «Apropriação do currículo:planificar-operacionalizar-avaliar projetos»
Carla Marques - CELGA – ILTEC
Mariana Oliveira PintoESE-Instituto Politécnico de Setúbal
Fernanda Lamy – E. Secundária de Albufeira
15h30 Intervalo  
16h00 Paula Cristina Ferreira - ESE-IPLeiria
Painel: Resultados dos trabalhos de grupo e conclusões
Luís Redes - APP
Teresa Cunha - APP:::::::::Elisabete Soalheiro – AE 4 de Outubro:::::::Carla Silva – AE de Catujal-Unhos
16h45 Encerramento

17h00                      Assembleia Geral da APP

DESTINATÁRIOS: Grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350

__________________________________________________________________________________________

INSCRIÇÕES FECHADAS

AVALIAÇÃO DA AC

FOTOS

Como chegar

Para chegar a tempo, dispõe dos seguintes transportes públicos:

  1. Rodoviária de Lisboa – Autocarro 331 em direção a Bucelas – A tomar no Campo Grande junto à estação de Metro às 08:30 (mais tardios: 09:00 e 09:30). Trajeto de 25 minutos. Saia em Loures (Esc Secundária).
  2. Rodoviária de Lisboa – Autocarro 206, vindo da Pontinha em direção a Loures (Centro Comercial) – A tomar em Odivelas junto à estação de Metro, cerca das 08:10. Trajeto de 20 minutos. Saia em Loures (Esc Secundária).
  3. A partir da Estação do Cacém, pode apanhar o Rodoviária de Lisboa – Autocarro 215, em direção a Loures e fica a 7 minutos da Escola. Cerca das 08:10. Trajeto de 50 minutos. Saia na última estação.
  4. Junto da Estação do Oriente, dispõe do Rodoviária de Lisboa – Autocarro 301, em direção a Loures: 08:20. Trajeto de 48 minutos. Saia em Loures (Esc Secundária).
  • Para chegar tanto a Campo Grande (Metro) – 1. -, como a Odivelas (Metro) – 2. -, tome a Linha Amarela do Metro em direção a Odivelas. De Sete Rios, pode apanhar o metro em direção a Santa Apolónia e mudar para a Linha Amarela na Rotunda.
  • A Estação do Oriente pode ser alcançada através da Linha Vermelha do Metro ou pela ferrovia da CP.
  • A Estação de Cacém interessa a quem vem pela linha de Sintra ou Azambuja (como Oriente).