8 de setembro : Dia Mundial da Alfabetização

Publicado por a 08/09/2019 em Agenda | Comentários desligados

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Hoje é o «Dia Mundial da Alfabetização», efeméride assinalada pela UNESCO, com o objetivo de combater o analfabetismo e as desigualdades existentes num mundo globalizado.

O conceito de literacia evoluiu de aquisições básicas de leitura, escrita e aritmética para noções mais amplas, como a alfabetização funcional e os fundamentos da aprendizagem ao longo da vida.
Algumas datas importantes e respetivas tomadas de decisão :
1965 – Tem lugar em Teerão, na República Islâmica do Irão, o «Congresso Mundial de Ministros da Educação sobre a Erradicação do Analfabetismo». O conceito de literacia funcional é introduzido como um meio para alcançar o desenvolvimento e não como um fim em si mesmo. Neste congresso é lançada a ideia da criação de uma data que destaque a importância da alfabetização no mundo – a data será estabelecida um ano mais tarde.
1975 – A UNESCO organiza o «Simpósio Internacional de Alfabetização» e aprova, na República Islâmica do Irão, a “Declaração de Persépolis”. No referido encontro, é destacado o conceito de alfabetização como contributo para a libertação do homem, não se limitando o mesmo à ideia de “aprender a ler, escrever e calcular”.
1997 – A importância da alfabetização de adultos é tema da «5.ª Conferência Internacional sobre Educação de Adultos» em Hamburgo, Alemanha, tendo terminado a mesma com a redação do documento: «A Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos».
2000 – O “Marco de Ação de Dakar” é aprovado no «Fórum Mundial sobre Educação», organizado pela UNESCO, no Senegal. A alfabetização é uma prioridade e os objetivos aprovados são: resposta às necessidades fundamentais de aprendizagem de jovens e adultos por meio de uma abordagem de alfabetização funcional; redução da taxa de analfabetismo de adultos em 50%.
2015- A «Declaração de Incheon» adotada no «Fórum Mundial de Educação» realizado em Incheon, República da Coreia, incorpora o compromisso com a Educação 2030 de fornecer ensino inclusivo e equitativo de qualidade , assim como aprendizagem ao longo da vida para todos, reconhecendo-se, no documento, o papel fundamental de tal medida no que diz respeito à alfabetização.

Fonte: blogue da rbe-mec (texto adaptado)