Noticiário APP 30/2020

Publicado por a 22/09/2020 em Noticiários | Comentários desligados

Noticiário APP 30/2020 [22-09-2020]

 

Estimados/as sócios/as

A APP tem vindo a divulgar, em secção própria deste noticiário, artigos da autoria de sócios/as.

Tal divulgação tem obedecido prioritariamente aos seguintes critérios: o seu teor didático, a par da acessibilidade em linha e não terem sido divulgados em publicações da APP, nomeadamente na revista Palavras, em atas de encontros ou em cadernos.

Na tentativa de podermos alargar o leque de autores/as, deixamos o incentivo para que, através de correio eletrónico, nos enviem a hiperligação para artigos no âmbito do ensino do Português que tenham vindo a produzir e se encontrem em formato digital, o que possibilita a partilha.

As vossas sugestões deverão ser remetidas por correio eletrónico, devendo figurar, em título de mensagem, “sugestão de texto para o noticiário APP”.

 

barra_azul

 

A submissão de artigos para o próximo número da revista Palavras poderá ser efetuada até 31 de outubro. O envio deverá ser feito por mensagem de correio eletrónico com a indicação “proposta de artigo para a revista Palavras”.

Dos textos para publicação poderão fazer parte excertos de teses de mestrado ou de doutoramento (neste último caso, sem recurso ao parecer do conselho de leitura).

Endereços de correio eletrónico para o envio de artigos a divulgar no noticiário ou de artigos a submeter para publicação na revista: aprofport@app.pt; secretaria@app.pt.

 

barra_azul

 

No dia 21 de setembro foi assinado o protocolo de cooperação entre a Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE) e as Associações de Professores de Português (APP) e de Geografia (APG).

Esta cooperação visa melhorar a qualidade dos processos formativos dos docentes em escolas portuguesas no estrangeiro e em território nacional.

Ler a notícia completa aqui.

 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Estão abertas as inscrições para as seguintes ações de formação:
Desafios de PLE de Iniciação para Falantes de Chinês (1.º e 2.º CEB);
Desafios de PLE de Iniciação para Falantes de Chinês (3.º CEB e E. Secundário).

A informação completa sobre estas ações e sobre a oferta formativa da APP, em curso ou a aguardar agendamento, encontra-se aqui.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

O artigo que hoje divulgamos é da autoria de Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra e especialista em estudos queirosianos.

Membro do conselho de leitura da revista Palavras da APP tem vindo a participar, na qualidade de conferencista, em alguns dos nossos ENAPP.
Para uma teoria da figuração: sobrevidas da personagem ou um conceito em movimento.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

A APP continua a colaborar com o JN digital, na elaboração de desafios sobre o Português, destinados aos alunos mais jovens.
Os exercícios, sob a forma de passatempos, podem ser consultados aqui e vão sendo elaborados ao longo do ano letivo.

 

Lembramos o nosso recurso Gramática Perguntas & Respostas, que se encontra no sítio da APP.

 

A Ciberescola da Língua Portuguesa disponibiliza, de momento, 1500 exercícios interativos através do presente acesso.

 

gramatica-p-e-r1

 
barra_azul

 

Informações gerais

No próximo dia 28 de setembro, terá lugar a Última Lição do Professor Doutor Carlos Reis, cuja realização passamos a divulgar:

“O dia 28 de setembro de 2020 marca a data em que Carlos Reis, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, atinge a jubilação. A sua Última Lição será, por isso, proferida pelas 16h30 dessa mesma segunda-feira, no Auditório da Reitoria.

O atual contexto pandémico obriga à inscrição prévia na sessão – passo que deve ser feito com a maior brevidade possível, devendo ser enviada mensagem para o endereço: ana.cristo@fl.uc.pt.
A Última Lição de Carlos Reis terá, também, transmissão em streaming através da ligação: uc.pt/emdireto.

Da vida académica do professor e ensaísta, salienta-se o seu contributo para os Estudos Literários e, em particular, para os estudos sobre Literatura Portuguesa. Autor de obras como Estudos Queirosianos (1999), Pessoas de livro. Estudos sobre a personagem (2015) e Dicionário de Estudos Narrativos (2018), Carlos Reis foi recentemente agraciado com o Prémio Eduardo Lourenço (2019) e com o Prémio Vergílio Ferreira (2020).”.

Aceder aqui à informação completa.

 

barra_azul

 

Sugestão

No início de um novo ano letivo, lembramos Maria Rosa Colaço, professora e escritora.
Tendo valorizado a importância da leitura no desenvolvimento das crianças, a docente, ao serviço dos alunos mais novos, ficou conhecida com a publicação do título A Criança e a Vida.

Defensora de uma participação cívica ativa, o seu legado literário reparte-se pela literatura infantil, a ficção e o teatro.

O poema Outra margem, , de sua autoria, foi musicado e interpretado pelo grupo Trovante e refere-se à descoberta da aprendizagem e ao percurso, nem sempre fácil, rumo à escola.