Noticiário APP 36/2020

Publicado por a 05/11/2020 em Noticiários | Comentários desligados

Noticiário APP 36/2020 [3-11-2020]

 

Estimados/as sócios/as

No âmbito do protocolo de cooperação com a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e no contexto do Programa de Atividades das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação comandada por Fernão de Magalhães (2019-2022), a APP vai orientar, em parceria com a Associação de Professores de Geografia (APG) e em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento, o curso de formação “Do legado da Viagem de Fernão de Magalhães à Cidadania Global – elaboração e aplicação de metodologias ativas em articulação curricular”. Acreditado pelo CCPFC, este curso destina-se aos docentes das Escolas Portuguesas no Estrangeiro, de natureza pública e privada, que ministram o currículo nacional, e tem, entre outros objetivos, o propósito de contribuir para a qualidade e para a inovação do processo de ensino e de aprendizagem e para a adoção de estratégias de articulação curricular e de trabalho colaborativo, no desenvolvimento de projetos no Domínio da Autonomia Curricular (DAC).

 

fernao_magalhaes_Fotor

 

Fonte da imagem: © Expresso
 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Salientamos a abertura das inscrições na ação de formação Literatura para que te quero? – Módulo para o Ensino Secundário (2.ª edição) – Inscrições aqui.

Continuam abertas as inscrições para as seguintes ações:
. Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 1.º e 2.º ciclos (2.ª edição) – Inscrições aqui.
. Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 3.º ciclo e secundário (2.ª edição) – Inscrições aqui .

A informação completa sobre a oferta formativa da APP pode ser consultada através da presente hiperligação.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Partilhamos um excerto de Didática do Português , obra de referência da autoria de Emília Amor, publicada em 1993.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

|| A volta ao mundo em 200 mensagens, publicada pelo Expresso, consiste numa infografia , sobre a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

|| O Teatro Nacional de São João, no Porto, é responsável pela iniciativa Leituras para crianças e jovens , a transmitir através da plataforma Zoom. A oferta contempla alunos de diversos ciclos de ensino.
No presente trimestre, serão apresentadas as seguintes obras: A Cruzada das Crianças de Afonso Cruz (1.º e 2.º CEB); Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente (9.º ano) e Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett (11.º ano). Consultar programação em curso até março.

|| A Associação Cultural Zero em Comportamento disponibiliza a iniciativa “O Cinema vai à Escola”, tendo em conta o facto de estarem condicionadas as deslocações às salas de cinema.
A oferta desde o pré-escolar ao secundário pode ser consultada através da a presente programação.

|| Destinada aos docentes interessados em Estudos Medievais, o número 28 da revista digital Medievalista pode ser consultado aqui .

|| Divulgamos a mais recente publicação integrada no projeto Estranhar Pessoas , da responsabilidade do IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da FCSH.

 

barra_azul

 

Informações gerais

Encontra-se disponível a programação de novembro, a cargo do grupo de teatro “Escola da Noite”, com sede no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

 

No dia 11 de novembro, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, terá lugar, das 16h00 às 18h00, no Auditório 3 (Torre B) a iniciativa “A Arte de Traduzir as Mil e Uma Noites”.

 

Até 13 de novembro encontra-se patente, na Galeria da Antiga Capitania de Aveiro, a exposição “Fernão de Magalhães na Caricatura Internacional”.
A informação pode ser consultada aqui.

 

barra_azul

 

Sugestão

Lembrando a data de nascimento do poeta e ensaísta, a 2 de novembro de 1919, salientamos o seu legado literário através do apontamento Nas Palavras de Jorge de Sena.