12.º ENAPP – convite à participação

Publicado por a 10/10/2016 em Destaques, Notícias | Comentários desligados

12.º ENAPP – convite à participação

O 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (12.º ENAPP), sobre o tema «Língua e literatura na escola do século XXI», teve lugar em Lisboa, no Auditório da Escola  Secundária Rainha D. Leonor,  nos dias 10 e 11 de abril de 2017.

Consultar o Programa do Encontro
  • 40 anos da APP (Maria Helena Mateus, Maria José Ferraz, Mercês Moita, Edviges Ferreira)
    Fotos:  1 ; 2 ;34;  Diaporama.
  • Fotos do encontro: 1 (Abertura);   2 ; 3 (Conferência de J. Cardoso Bernardes); 4 (Conferência de Regina Duarte); 5, 5a (Geral, Secretariado)6 (Comunicações auditório); 7 , 7a (Comunicações sala 1); 8 (Comunicações sala 1); 9 (Comunicações auditório);  10 (Comunicações auditório); 11 (Projetos APP );  12 (Comunicações auditório);  13, 13a (Painel sobre leitura e literatura infantojuvenil, com Isabel Alçada e Teresa Calçada)- 14 (Leitura encenada da Companhia Cepa Torta);  15, 15a, 15b(Jantar cultural);  16 (Sessão de encerramento com o Secretário de Estado da Educação); 17 , 18 (Final).

————————————————————————————————

Língua e literatura na escola do século XXI - subtemas desenvolvidos ao longo dos dois dias:

I – Os programas e as metas curriculares de português e a sua adequação à escola de hoje;

II – Educação literária, leitura,  gramática, escrita e oralidade: diálogos e práticas letivas;

III – Utilização de tecnologias digitais ao serviço da didática da língua e da literatura;

IV – Escola, literacia e cidadania no século XXI;

V – Modalidades de avaliação na disciplina de Português.

Os interessados enviaram, até ao dia 31 de dezembro de 2016, os resumos relativos às propostas de comunicações a apresentar.

Os resumos obedeceram aos seguintes requisitos: 1000 a 2000 caracteres, incluindo espaços, a enviar para o endereço aprofport@app.pt

As propostas foram avaliadas pela Comissão Científica do encontro até dia  22 de janeiro de 2017, devendo a versão final do texto, destinada a publicação nas atas, ser enviada até dia 20 de fevereiro de 2017.

 

Comissão Científica:

Carlos Reis (Universidade de Coimbra)

Isabel Margarida Duarte (Faculdade de Letras do Porto)

João Veloso (Faculdade de Letras do Porto)

Margarita Correia (Universidade de Lisboa)

Maria Antónia Coutinho (Universidade Nova de Lisboa)

Maria José Ferraz (Associação de Professores de Português)

Paulo Osório (Universidade da Beira Interior)

Sónia Valente Rodrigues (Universidade do Porto)

INSCRIÇÃO

Nome:

Morada:

Código Postal:    Localidade:

Telefone:

Correio eletrónico:

É sócio(a) da APP?:    Sócio(a) n.º:

Pretende obter créditos?:
Creditação: 0,6 créditos na área científico-didática da Língua Portuguesa (professores dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300).
Apresentação obrigatória de relatório individual escrito.

PREÇÁRIO
Sócio(a) 35,00 €
Não-sócio(a) 70,00 €


O preço inclui um pequeno lanche nos quatro intervalos e livro de Atas entregue no primeiro dia. As inscrições só são válidas após concretização do respetivo pagamento por cheque, vale postal ou transferência, sempre identificados com o nome do(a) inscrito(a). Quando o pagamento for feito por transferência bancária deverá ser enviado comprovativo para secretaria@app.pt.

A conta da APP tem o NIB 0035 0257 00006049 330 85

No caso de desistência será devolvido o valor de 30% da inscrição efetuada.

Código de segurança: captcha
Introduza o código de segurança acima:

Como chegar

Metro: 5 mn a pé (400 m) a partir da estação de Alvalade

Caminhos de ferro: Estação Roma-Areeiro - 16 mn a pé (1,2 km)

Paragens de autocarros: 744 (Moscavide – Marquês) a 300 m ; 755 (Moscavide – Sete Rios) a 400 m; 735 (Cais do Sodré – Hospital Santa Maria) a 4mn (270 m); 767 (Campo dos Mártires da Pátria – Reboleira) a 4 mn (270 m)

Jantar cultural

(momento dedicado ao Fado) – 10 de abril – Café São Remo

 

Onde ficar

Hotel Roma

Endereço: Av. de Roma 33, 1749-074 Lisboa

Telefone: 21 793 2244

___________________________________________

LUTECIA Smart Design Hotel

Endereço: Av. Frei Miguel Contreiras 52, 1749-086 Lisboa

Telefone: 21 841 1300

____________________________________________

Radisson Blu Hotel, Lisbon  

Endereço: Ave. Marechal Craveiro Lopes, 390 Campo Grande 1749-009 Lisbon

Telefone: 21 004 5000

Onde almoçar

A Avenida da Igreja e suas travessas são o sítio para procurar restaurante.

 

 

12.º ENAPP – Conclusões

 

Ao longo de dois dias de encontro, é de destacar a diversidade de comunicações apresentadas,  inseridas  em projetos de investigação/ação, bem como  em práticas associadas à  didática da língua e da literatura.

Foram tratadas questões atuais em educação, com destaque para o perfil do aluno e para as aprendizagens essenciais, mudanças que também contam com o nosso contributo enquanto associação de professores . Presidindo à elaboração dos documentos, destacamos  a valorização de uma cultura humanista,  foco de atenção coletiva por parte de toda a equipa de trabalho.

Comemorámos o 40.º aniversário da APP percorrendo histórias e memórias de colegas que, nos primeiros tempos  da associação, integraram os corpos sociais.

Das vivências partilhadas, destacamos fragmentos como “até nós chegaram professores de todo o país, ilhas incluídas”; “percorremos todas as terrinhas”; “foram espaços e tempos que contaram com a dedicação de muitos”.

Na conferência de abertura, intitulada “A cultura literária e os programas de Português: velhas palavras e novos desafios”  foi salientado o eventual obstáculo criado, em pleno século XXI, pela reintrodução de um cânone literário recuperado de tempos distantes: o alargamento vocabular, o contexto das obras e a relação da literatura com outras formas de arte foram possíveis percursos apontados. Foi destacada do currículo a disciplina de Português, por ser através dela que os alunos aprendem a interpretar.

Através de uma “Insustentável Leveza do Ler”, Regina Duarte destacou alguns dos “pesos” a retirar da leitura e do ensino da literatura : Portugal , aspeto referido nesta conferência – é o único país ocidental com um cânone destinado ao 1.º ciclo. “Há que ler literatura e não excertos, ter livros dentro da sala de aula, quebrar a relação de sacralidade que temos com a leitura. Devemos ainda ter presente que a escola não pode resolver todos os problemas da sociedade”.

Isabel Alçada, escritora, e Teresa Calçada, comissária  do Plano Nacional de Leitura, enfatizaram a importância de, na infância, o apelo da leitura se dever caracterizar por uma margem de liberdade: a imposição  de títulos e de obras pode afastar as crianças e os  jovens do gosto pelo hábito de ler.

O secretário de estado João Costa lembrou aos participantes do encontro qual o ponto de partida que conduziu à necessidade da definição de aprendizagens essenciais  : o questionário aplicado a uma amostragem significativa de docentes convergiu para a conclusão  de que programa e metas, pela respetiva extensão, tornam complexa a tarefa de ensinar. O  apelo significativo à memorização, procedimento que, após estudos, vem a comprovar que a ênfase colocada em tal prática, a par de uma listagem extensa de conteúdos, acaba por resultar em rápido esquecimento dos conceitos trabalhados em contexto escolar.

Muitos foram os que tornaram possível este 12.º ENAPP contribuindo para a participação ativa de todos os intervenientes.

 

Lisboa, 12 de abril de 2017