Parecer sobre o exame de Português de 9.º ano

Publicado por a 23/06/2017 em Pareceres, Pareceres sobre exames | Comentários desligados

Prova 91 de 22/6/2017 – Português 9.º ano

Parecer da Associação de Professores de Português

 

No Grupo I, o ficheiro áudio trata de um tema adequado e acessível a este ano de escolaridade, sendo a escolha múltipla para a compreensão do oral clara e objetiva.

No Grupo II, o texto informativo apresenta-nos um tema atual – um recente trabalho de uma conhecida artista plástica – , sendo as questões apresentadas objetivas e a direcionarem o aluno para uma leitura atenta e reflexiva.

O Grupo III (texto A) apresenta um excerto de um conto de Eça de Queirós incluído no programa, sendo as perguntas de interpretação adequadas, abrangentes e bem formuladas.

O texto B deste mesmo grupo propõe uma abordagem apropriada ao episódio d’Os Lusíadas, fugindo aos habituais tópicos normalmente propostos em episódios da epopeia, o que se afigura inovador e positivo, pois a pergunta confere uma maior possibilidade de escolha de fatores por parte dos alunos.

 

O Grupo IV aborda conhecimentos gramaticais de uma forma harmoniosa e abrangente, tratando aspetos da sintaxe, da morfologia e da semântica com adequação ao programa e ao final de ciclo de escolaridade.

 

O item de produção textual apresenta um título algo exigente para a generalidade dos alunos, embora tenha como fator positivo o facto de apelar a conhecimentos  de cultura geral, à reflexão e à construção articulada. Salientamos a relevância de ser solicitado um texto de opinião, pré-requisito fundamental a um ciclo que antecede o ingresso no ensino secundário.

 

Lisboa, 22 de junho de 2017