A partir de 8 de março de 2018 – Estreia do filme “Correspondências” de Rita Azevedo Gomes

Publicado por a 09/02/2018 em Agenda | Comentários desligados

cine_ideal

“Correspondências”, de Rita Azevedo Gomes estreia nas salas de cinema no dia 8 de março
O filme “Correspondências”, realizado por Rita Azevedo Gomes e produzido pela C.R.I.M., estreia no próximo dia 8 de março de 2018 no Cinema Ideal, em Lisboa, no Cinema Trindade, no Porto, e no Alma Shopping, em Coimbra.
Inspirado nas cartas trocadas entre dois dos maiores escritores da língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, durante os anos de exílio deste último (1957-78), “Correspondências” foi apresentado em vários festivais de cinema internacionais e ganhou o Prémio Fundação Saramago e Livraria Lello para Melhor Filme Falado em Português, Galego ou Crioulo de Origem Portuguesa, Transversal às Competições, no DocLisboa 2016.
A correspondência entre Sophia e Jorge de Sena, que foi editada em livro em 2005, é um testemunho da forte e profunda amizade entre estes dois poetas, mas é também marcada pelo sempre presente peso da censura e da situação política em Portugal naquela época. Para a realizadora esta “escrita livre de intenção literária constitui uma forma de diálogo: uma conversa irregular no tempo, suspensa nas esperas do correio e nas muitas cartas perdidas, desaparecidas, censuradas pela PIDE .”
Após esta data, haverá sessões especiais para escolas.