Simpósio SIPLE 2018: PL2/L2 e PL2s “ Somando esforços, fortalecendo vínculos”, 27 e 28 de setembro de 2018 – Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Natal, Brasil

Publicado por a 23/03/2018 em Agenda | Comentários desligados

natalsiple

Submissão de propostas até 30/4/2018

«O Simpósio SIPLE 2018 visa contribuir para o enriquecimento das relações entre as áreas de PLE/L2 e Português Segunda Língua para Surdos (PL2S). O ensino do português escrito para surdos. A aquisição do português como LE/L2 e a produção e seleção de materiais didáticos para aprendentes surdos têm sido abordados por especialistas renomados, alguns deles com vasta experiência e pesquisa na área PLE/L2.
Realizado este ano no nordeste brasileiro, o Simpósio SIPLE 2018 vem contribuir para o avanço das discussões e o amadurecimento das relações entre pessoas, instituições e iniciativas que se encontram, muitas vezes, afastadas de grande parte dos eventos académicos que abordam o ensino de PLE/L2 e PL2S. As conferências, comunicações e minicursos devem considerar as grandes áreas de PLE/L2 e PL2S e os seus desdobramentos mais específicos, abrangendo os contextos de ensino de português a falantes de línguas próximas e distantes, comunidades indígenas e surdos.
Assim, esperamos receber trabalhos que discutam, por exemplo, a interculturalidade no ensino de português escrito para surdos, as relações entre a cultura surda e o ensino do português escrito, estudos de aquisição do português escrito por surdos e a análise da sua interlíngua, aquisição do português por falantes de línguas estrangeiras, indígenas, avaliação de desempenho linguístico para diversos fins, bem como a produção de materiais didáticos e a formação de professores para atuarem em variados contextos socioculturais».

Consultar aqui a informação completa