Centro de Formação

O Centro de Formação da APP iniciou a sua atividade em 1997, tendo promovido em todo o país ações de formação contínua para professores, com financiamento público, nas modalidades de curso e oficina. Em 2007 a formação contínua da responsabilidade dos centros de formação de associações de professores deixou de ser financiada, pelo que a APP reformulou as condições de funcionamento do seu Centro de Formação.

O Centro de Formação tem como principal objetivo  responder às solicitações formativas das escolas, contribuindo, assim, para a formação contínua dos professores de Língua Materna e Não Materna na área específica do Português/Língua Portuguesa. São temáticas de formação as que diretamente envolvem  o domínio de competências específicas em oracia, literacia, leitura literária e gramática.

Elementos da Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APP: Teresa Monteiro Mano; Filomena Viegas; Teresa Vieira Cunha; Luís Filipe Redes; Rosa Maria Amaral.

O centro

  • Entidade certificadora: CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua)
  • 816_simbol_moodle_54

Moodle da APP

 

Formação

Ações disponíveis para encomenda 

 Ações agendadas

Ações realizadas

  • GRAMÁTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS 25 horas acreditadasLisboa, Linda-a-Velha/Queijas (2019: 4, 5 e 9 jul; 4, 5 e 9 set; 23, 30 out, 6, 20 nov) 
  • APRENDER MAIS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E DE ESCRITA -  25 horas acreditadas – Lisboa (2019: 3, 6, 10 e 14 set; 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26, 28 nov) 
  • O melhor do mundo são as palavras? – Oficina de escrita criativa – Oeiras ( 4, 11 e 25 de maio e 1 de junho de 2019)

Documentos orientadores

Arquivo

Formação realizada por anos:

Recursos

  • Livraria virtual APP (Os sócios da APP têm preços especiais)
  • Bibliografia (Base de Dados dos Destaques Bibliográficos publicados na revista Palavras, desde abril de 1998. O acesso é reservado a sócios da APP)