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As vantagens do papel activo que o estudante deve ter no seu próprio processo de aprendizagem têm vindo a ser cada vez mais alva das atenções dos responsáveis. Este livro, destinado especialmente aos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, é fruto da experiência de trabalho de uma equipa* de técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação de uma escola de Lisboa em colaboração com os professores e outros técnicos de educação. Identifica-se um conjunto de áreas a trabalhar e sobre cada uma delas apresentam-se exemplos concretos de aplicação. São também definidos alguns conceitos-chave de cujo clareza depende a optimização do trabalho. As áreas aqui especialmente em foco passam pela personalizarão e forca da motivação; planificação do estudo em termos de tempo e de condições ambientais; tratamento da informação escrita e oral e estratégias a utilizar no desempenho das diversas competências escolares. |
Ed.Presença, Lisboa, 1998
CONDIÇÕES AMBIENTAIS
E PSICOLÓCiCAS PARA O ESTUDO
Muito embora não exista uma «regra geral» sobre a melhor forma de organizar o espaço de trabalho, existe, no entanto, consenso quanto à necessidade de um espaço tranquilo, sem interrupções, de modo a facilitar que o estudante se concentre nas suas tarefas; existe igualmente concordância sobre o facto de este espaço dever ser em regra o mesmo, uma vez que a mudança de locais de trabalho implica novos estímulos geradores de distracção, bem como novas adaptações.
Contudo, deparam-se-nos frequentemente alunos que dispensam pouco cuidado, ou mesmo nenhum, à organização das condições de trabalho, provavelmente porque muitos deles ignorarão a influência que estas exercem sobre a forma como realizam as suas tarefas escolares e os resultados alcançados,
Os estudantes deverão tomar consciência de que as condições influenciam a sua capacidade de concentração do trabalho e, consequentemente, o seu rendimento escolar.
É então importante que o estudante aprenda a preparar um espaço de trabaalho adequado às suas necessidades pessoais, onde se sinta bem, fazendo com que a própria atmosfera do trabalho constitua um incentivo para o estudo.
Um local de trabalho adequado deverá reunir quatro condições fundamentais: iluminação viva mas que não incida directamente nos olhos, temperatura agradável, ventilação e mobiliário adequados.
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Se o estudante te não puder dispor de todas estas condições deverá, pelo menos, evitar ambientes fechados e mal ventilados.
Para além de compreender a necessidade de preparar um local de trabalho adequado, o estudante deverá igualmente tomar consciência da influência dos factores psicológicos intenos que poderão condicionar o seu rendimento escolar.
Embora se trate de variáveis que não constituem a preocupação central desta publicação e não são objecto de um investimento directo, há que identificar e ajudar o aluno a reconhecer que a frustração, o desinteresse, o desânimo, a preocupação com problemas pessoais, são factores que podem exercer uma forte influência negativa no rendimento do aluno. Pelo contrário, um bom nível de auto-estima, um espírito entusiasta e curioso, uma atitude sociável, espírito de grupo e de entreajuda, podem ajudar à promoção do sucesso escolar.
Investir na elaboração de projectos de vida, quer de curto, médio e/ou longo prazo, procurando para esse efeito clarificar metas e equacionar percursos pode, sem dúvida, ajudar a dar força aos aspectos psicológicos mais positivos e promotores de sucesso na vida escolar.
A importância das condições ambientais e psicológicas no estudo
OBJECTIVO GERAL:
Reconhecer a importância que as condições ambientais e psicológicas exercem no rendimento escolar.
Objectivos específicos |
-Estratégias |
Actividades |
Material |
Tomar consciên cia da necessi dade de ter um - local de estudo or_zanizado, |
trabalho individual |
os alunos identificam, a partir de imagens, os elementos facilitadores do estudo |
imagens |
discussão em grupo |
registo, no quadro, dos elementos indicados pelos alunos |
quadro/giz… |
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aprender a controlar estímulos distractivos internos |
discussão em grupo |
os alunos dizem o que entendem por condições psicológicas para o estudo e identificam-nas |
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avaliar e reorganizar o seu ambiente de trabalho |
cada aluno escreve, no caderno, as suas decisões relativamente à introdução de eventuais mudanças no seu ambiente de trabalho |
caderno diário |
EXPLORAÇÃO/DESENVOLVIMENTO:
Tomar consciência da necessidade de ter um local de estudo organizado.
O professor poderá reunir numa folha desenhos ou imagens correspondentes a elementos facilitadores e dificultadores do estudo (exemplo: canetas, televisão, livros, bola, etc.) para ajudar os alunos a identificar e seleccionar os elementos facilitadores de distracção.
A partir de uma discussão em grupo, o professor ou um aluno irá registando no quadro uma listagem, com o que os alunos acham que deve e não deve constar no seu local de estudo.
Aprender a controlar estímulos distractivos internos.
O professor conduzirá uma discussão em grupo focando aspectos, tais como:
• A importância de conhecer os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, de modo a, através de uma análise objectiva e da autocrítica, potenciar os recursos necessários para um melhor rendimento escolar.
• A importância de saber lidar com os fracassos e frustrações, desenvolvendo a sua capacidade de persistência e de utilização de estratégias adequadas.
Por fim, o professor escreverá no quadro os aspectos mais relevantes resultantes da discussão.
Avaliar e reorganizar, se necessário, os ambientes de trabalho.
Por último, para se certificar de que os alunos interiorizaram os conceitos abordados, o professor incentivá-los-á a fazerem uma avaliação das suas actuais condições de trabalho, sugerindo que escrevam no caderno diário a forma como irão reorganizá-las, se for caso disso.
ACTIVIDADE DE INTEGRAÇÃO/AVALIAÇÃO:
O professor procederá a uma análise crítica e comentada das conclusões apresentadas pelos alunos na sequência da actividade anterior. Por outro lado, procurará ir avaliando se as condições ambientais discutidas estão ou não regularmente presentes no contexto real de estudo dos alunos.