Trata-se de promover a apropriação, por parte dos alunos, de métodos de organização, de trabalho e de estudo, assim como de atitudes que favoreçam uma crescente autonomia no desenvolvimento das suas próprias capacidades. |
Estas páginas serão preenchidas com materiais criados a pensar nesta área curricular. É nosso propósito conceber e desenvolver materiais pedagógicos e didácticos em suporte informático para o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, tendo como referência as competências gerais da Educação Básica e a articulação entre o Português e as diferentes áreas curriculares. Os materiais serão construídos tendo em conta a necessidade de desenvolver, de forma integrada, «as três grandes capacidades que derivam da organização e funcionamento da mente humana: o reconhecimento, a produção e a elaboração,(...)». Com base nestas três capacidades e na distinção entre usos primários (isto é, os que envolvem o oral) e usos secundários (os que envolvem a escrita) da língua, reconhecem-se cinco competências nucleares a desenvolver na área curricular da língua materna: a compreensão do oral e a leitura, a expressão oral e a expressão escrita e o conhecimento explícito, que alimenta especificamente cada uma das quatro outras competências.» in Inês Sim-Sim, Inês Duarte, Maria José Ferraz , A Língua Materna na Educação Básica Competências nucleares e níveis de desempenho. Departamento da Educação Básica, Lisboa, 1997. Como se sabe, a definição e gestão de um programa de desenvolvimento de hábitos e estratégias de estudo cabe ao Conselho de turma, no 2.º e 3.º ciclos. A sua operacionalização é feita por dois docentes do referido conselho, preferencialmente de áreas disciplinares diferentes.Por isso nos ocuparemos, fundamentalmente, da compreensão do oral e da leitura.
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