Materiais Didácticos em linha
> 3º Ciclo > EXPRESSÃO ESCRITA
Trabalho 2
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Trabalho de pesquisa

Autor: Mário Miguel Guedes
Correio Electrónico: m.guedes@netvisao.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 das Naus - Lagos

Breve descrição:
Propomos aos alunos do 9º ano um trabalho de pesquisa sobre poetas contemporâneos. Com este trabalho os alunos podem desenvolver as suas competências de leitura e escrita e o gosto pela poesia.

Trabalho 3
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Davam grandes passeios aos Domingos

Autoras: Ana Sofia José e Ana Margarida Sousa
Orientadora: Isabel Lourenço
Correio Electrónico: acasousa@net.sapo.pt
Escola: Escola Sec. da Cidadela, Cascais
Breve descrição:
Desenvolvemos com alunos do 9º ano de escolaridade, aquando do estudo da novela Davam grandes passeios aos domingos de José Régio, um trabalho que se prolongou ao longo de 25 aulas (cf. Planificação da unidade didáctica em anexo).

Trabalho 4
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Da escrita como produto à escrita como processo: alguns materiais didácticos

Autor(a): Rosa Maria M. Fernandes Meira Pires
Correio Electrónico: rosa_pires@google.pt
Escola: Escola C+S de Caminha

Breve descrição:
Título: «Da escrita como produto à escrita como processo»
Através de 3 conjuntos de fichas: Planificação, Revisão e Apoio ao Professor, propõe-se um percurso pela prática da escrita.

Trabalho 8
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
Saber ouvir: a informação e a justificação.

Autora: Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião

Breve descrição:
Esta actividade promove o desenvolvimento da capacidade de escuta. Os alunos devem, em seguida, completar texto e fornecer respostas adequadas.

Trabalho 10
Entrada para este material
> Entrada no trabalho
A legenda

Autora: Maria Vitória de Sousa
Correio Electrónico: mvsousa@netcabo.pt
Escola: Esc. Básica 2/3 da Póvoa de stºAdrião

Breve descrição:
Os alunos participam numa actividade que envolve a exploração das características de uma legenda, o conhecimento de procedimentos de escrita e correcção e a capacidade de relacionar texto-imagem.