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Canções de variação

Descrição Genérica

Canções de variação é uma actividade para exploração da compreensão oral, mais especificamente para o estudo das variedades do Português através da exploração de canções que nos chegam de outros países.

Deverá ser desenvolvida num contexto de ensino-aprendizagem onde seja adoptada uma metodologia de trabalho de grupo. Pressupõe-se que os participantes já estão ambientados nesse tipo de trabalho no que respeita a técnicas de organização de grupos e formas de gerir a respectiva participação. Depois de dividir a turma em grupos, de modo a que cada grupo tenha acesso a um computador multimedia com colunas de som, atribua a cada grupo o ficheiro de som com a canção ou excerto seleccionado, devidamente identificado. Os alunos podem contribuir para a realização desta actividade, disponibilizando CDs pessoais. A cada dois grupos será dado o mesmo excerto documental de modo a que, no final, seja debatida em grande grupo a análise resultante de trabalhos distintos sobre o mesmo documento. Cada grupo faz a audição do seu excerto de modo a não perturbar a escuta dos colegas e compara a variedade documentada no registo ouvido com a do Português Padrão. A ideia é seleccionar e registar duas a três marcas representativas das diferenças encontradas, tendo como base de análise os planos prosódico, fonológico, lexical, morfológico e sintáctico.
Os documentos de consulta e de trabalho estão disponíveis na secção Documentos

Procedimentos de Realização em sala de aula (90m)

A actividade organiza-se em 3 partes:
1ª - Após a audição do excerto documental, dar a cada grupo 15 ou 20 minutos de preparação, pondo à sua disposição materiais de consulta do tipo: gramáticas, textos informativos sobre variação linguística, dicionários... Durante o período de preparação, os alunos registam numa tabela de cinco entradas, em papel ou directamente no computador, os traços linguísticos diferenciadores encontrados, num ou mais planos.

2ª -
Cada grupo escolhe um porta-voz que, durante 3 minutos, faculta a todos a audição do documento de trabalho e apresenta os resultados da análise feita. Não deverão ser admitidas interrupções.

3. Após a avaliação, em grande grupo, das duas análises elaboradas sobre um mesmo excerto ouvido, é produzida a respectiva versão final.

Consulte o texto sobre variação linguística e contacto entre línguas.(clique aqui)

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