Guia do Professor
Guia do Aluno
Documentos
Guia do Professor
Passeios com José Régio

Introdução

Este trabalho projecto, intitulado Demos grandes passeios com José Régio, foi desenvolvido ao longo de vinte e cinco aulas, no período compreendido entre os dias 14 de Novembro e 18 de Dezembro de 2001.

Foram três as principais razões que nos levaram a escolher para trabalhar a novela Davam grandes passeios aos domingos de José Régio. Em primeiro lugar, esta consta nos Programas de Língua Portuguesa para o 9º ano de escolaridade, como obra para leitura orientada, com o intuito de "experimentar práticas de leitura diversas e complementares que conduzam à construção de sentidos". (in Programas de Língua Portuguesa. Plano de Organização do Ensino-Aprendizagem, p. 24.)

Em segundo lugar, a novela foi escrita por um autor cujo centenário do nascimento se comemorava no ano de leccionação da mesma. Este facto foi importante na medida em que fez com que os alunos não restringissem José Régio à aula de Língua Portuguesa, antes lhes permitiu "conviver" com o autor fora do contexto escolar, através dos meios de difusão sociocultural, tais como: jornais, revistas, televisão, Internet, entre outros. Além disso, os alunos tiveram oportunidade de visitar exposições dedicadas ao escritor, nomeadamente em Portalegre, onde este passou grande parte da sua vida. Importa ainda salientar que, de entre os escritores "homenageados" no ano 2001 (José Régio, José Rodrigues Miguéis e Vitorino Nemésio), a nossa escolha recaiu sobre o primeiro e sobre a novela Davam grandes passeios aos domingos, em particular, porque desenvolve a temática dos afectos que, como prevíamos, interessou aos alunos; o Amor é um sentimento que está indubitavelmente presente na vida de um adolescente como eles. Por outro lado, na obra literária de José Rodrigues Miguéis e Vitorino Nemésio não encontrámos outro "texto", conto ou novela, tão apropriado ao nível etário dos nossos alunos e tão motivador para o seu universo afectivo.

Finalmente, sem demérito para José Rodrigues Miguéis e Vitorino Nemésio, consideramos José Régio um autor cuja obra qualquer aluno deverá conhecer antes de terminar o seu percurso escolar e de quem a maioria dos alunos nunca ouviu falar. De facto, enquanto alunas, José Régio foi-nos também "escondido", uma vez que dele só ouvimos falar como poeta, mais precisamente como autor do "Cântico Negro". Por tudo isto, não podíamos deixar passar em claro este momento. Assim, agarrámos esta oportunidade e levámos os nossos alunos a "descobrir" que José Régio foi um homem de carne e osso que existiu realmente, que teve a sua casa, os seus amigos, e, como toda a gente, as suas manias... Régio, o homem que não escreveu só um poema, mas que estendeu a sua genialidade a todos os géneros literários.

Este trabalho projecto foi desenvolvido nas turmas A e C do nono ano de escolaridade, turmas estas de vinte e nove e vinte sete alunos, respectivamente, de idades compreendidas entre os treze e os dezasseis anos. Ambas têm um comportamento regular e um aproveitamento razoável, pelo que nos foi dado a ver pelos elementos de avaliação já recolhidos. Muito embora participem activamente na consecução das tarefas em aula, "exigem" que as actividades apresentadas sejam variadas e que vão ao encontro dos seus interesses. Conseguimos criar com os alunos uma empatia que nos permite trabalhar com gosto e fazer com que eles atinjam os objectivos inicialmente traçados.

Inicialmente, as turmas mostraram-se reticentes à leitura da novela, dado que, segundo eles, tinha muitas páginas. Havia alunos que diziam que seria o primeiro livro das suas vidas. No entanto, conseguimos talvez através das actividades que desenvolvemos no âmbito deste projecto, envolver os nossos alunos no estudo da novela, e fazer com que esta se tornasse uma fonte de prazer e o ponto de partida de trabalhos que foram reveladores do empenho dos alunos.

A planificação das 25 aulas

Abrir o documento poeta.rtf Aqui tem um documento em formato 'rtf' com o nome 'planificacao.rtf' com a planificação sistemática de todas as actividades.


Imprimir esta página
Casa Museu Jose Régio
Imprimir esta página