Ler consigo : em abril, leituras mil – 2019

Publicado por a 23/04/2019 em Agenda, Atividades, Projetos | Comentários desligados

lerabril_Fotor

Ilustração:© Raul Colon

 

Dando continuidade ao projeto “Ler Consigo” que, no presente ano, completa 15 anos de existência, convidamos os professores de Português à sua implementação em sala de aula ou na biblioteca escolar.

Atendendo a que, no presente ano letivo, o 3.º periodo teve início no dia 23 de abril , alargamos, até ao dia 17 de maio, o prazo da iniciativa .

O projeto consta da leitura, em voz alta e para grupos de alunos (em turma, na disciplina ou na biblioteca), por parte de convidados (pais, figuras conhecidas do meio onde a escola se insere, familiares, amigos, escritores) de excertos literários.
Solicitamos aos professores que aceitem o desafio, enviando-nos um breve relato da experiência e, se possível, fotografias ilustrativas da participação.
A  reportagem enviada será por nós publicada até ao final de maio, no sítio APP após receção das vossas mensagens, que deverão ser remetidas através de correio eletrónico.

O texto com o resumo das vossas experiências e as fotografias em anexo deverão ser enviados para o endereço :

aprofport@app.pt figurando, como título de mensagem “projeto Ler Consigo na escola [mencionar escola ou agrupamento]”.

Agradecemos o interesse, bem como a divulgação aos docentes de Português e coordenadores das bibliotecas escolares.

 

 

*****************

 

A palavra “ler” vem do latim “legere” e queria dizer “escolher”. Era isso que faziam os antigos romanos quando, por exemplo, selecionavam entre os grãos de cereais. A raiz etimológica está bem patente no nosso termo “eleger”. Ora o drama é que hoje estamos deixando de escolher. Estamos deixando de ler no sentido da raiz da palavra. Cada vez mais somos escolhidos, cada vez mais somos objeto de apelos que nos convertem em números, em estatísticas de mercado.

Mia Couto, E se Obama Fosse Africano?

Ler Consigo : Consultar o histórico do projeto aquiaqui