Noticiário APP 12/2020

Publicado por a 03/04/2020 em Noticiários | Comentários desligados

Noticiário APP 12/2020 [02-04-2020]

Estimados/as sócios/as:

Anunciámos na terça-feira a perda da fundadora da APP e primeira presidente da associação, Professora Maria Helena Mira Mateus, neste texto de homenagem.

Como agradecimento por tudo o que significou e continuará a significar para a associação enquanto professora, investigadora, linguista, visionária sobre a variedade linguística nas escolas, grande mestre e amiga, a direção da APP tem o propósito de atribuir o seu nome ao Centro de Formação da APP, passando este a ser designado “Centro de Formação Professora Maria Helena Mira Mateus”. Vamos iniciar os procedimentos para levar este propósito a bom termo.

 

barra_azul

 

No passado dia 26 de março, a convite de órgãos de comunicação social, foram convidados professores de Português para darem conta da experiência que estão a viver, desde que as escolas foram encerradas, sobre as atuais alterações, relacionadas com o trabalho didático a desenvolver, a distância, com os alunos, e sobre os possíveis impactos da paragem forçada no terceiro período e época de exames nacionais.
Divulgamos dois apontamentos que contaram com a participação de elementos pertencentes aos órgãos sociais da APP.

João Pedro Aido, professor do ensino secundário, participou no debate do programa Sociedade Civil, da RTP 2, intitulado “Ensino a Distância” que pode ser visionado aqui.

Paula Ferreiro, a lecionar no 3.º ciclo, foi ouvida pelo Público, P24, na entrevista “Escolas: e quando o 3.º período chegar?”
A entrevista pode ser ouvida através da presente hiperligação.

 

barra_azul

 

Centro de Formação APP– formação a distância

Destacamos:

- A oficina de formação em curso, intitulada “Aprender com os dispositivos móveis e a APP MILAGE APRENDER + na disciplina de Português”, a decorrer até 8 de maio de 2020, numa iniciativa que resulta da parceria da APP com a Universidade do Algarve. Consultar a informação aqui.

No âmbito deste projeto, está em preparação a 2.ª edição do Prémio Anual MILAGE APRENDER+, para o ano letivo 2019/2020. Consultar aqui a informação.

- O calendário das ações de formação a distância que vão iniciar-se no 3.º Período:
O Melhor do Mundo são as Palavras – oficina de escrita criativa;
Gramática e Ensino do Português – 1.º CEB;
Gramática e Ensino do Português – 2.º, 3.º CEB e Secundário.

Consultar aqui a informação completa.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Sónia Valente Rodrigues é sócia da APP e professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
No âmbito da formação de professores, desenvolve um projeto sobre interdisciplinaridade.
Partilhamos a opinião da docente, acerca desta temática, apresentada no programa da Antena 2, Páginas de Português.

Aceder aqui ao programa.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores e alunos

Divulgamos os seguintes acessos relacionados com o ensino a distância:

APP/JN ->  Tag.jn.pt/sabe muito/sabe bem: acesso a exercícios sobre a língua portuguesa para o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico: ver aqui [1- 2- 3- 4]

DGE -> 8 princípios orientadores para implementação do ensino a distância nas escolas (guia para docentes): ver aqui;

Ciberescola da Língua Portuguesa: acesso a materiais didáticos de 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, bem como do ensino secundário. Aceder através do presente acesso;

- Biblio, trata-se de uma biblioteca brasileira virtual, permitindo o acesso a títulos de diversos autores em língua portuguesa aqui.

- E porque os nossos alunos podem trabalhar a escrita criativa através de diversas propostas, deixamos o acesso ao vídeo “Jogar com a letra Jota”, pois a ideia apresentada é adaptável a diversos anos de escolaridade, podendo ser introduzidas adaptações aos diferentes destinatários.
Visionar aqui.

barra_azul

 

- Chamamos a atenção para o curso de formação a distância, a iniciar em breve, divulgado no Facebook do MILAGE APRENDER +. Consultar aqui a informação.

 

barra_azul

 

Na semana de 6 a 11 de abril suspendemos o envio do Noticiário, desejando a todos uma Páscoa serena, com saúde.