«O estudo acompanhado visa ajudar os alunos a promover a aquisição de métodos de estudo e de trabalho, de modo a poderem realizar com maior autonomia as suas aprendizagens e a desenvolverem capacidades de aprender a aprender».

Gestão Flexível do Curriculo, DEB, Maio de 1999

clique para ler clique para ler

 

veja a informação essencial nos documentos oficiais distribuídos pelo DEB(ver DGIDC)

 

....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.<<......

    «Muitas dificuldades de aprendizagem são explicáveis, actualmente, pela ausência ou uso inapropriado de estratégias de estudo e pela não existência de hábitos favoráveis à aprendizagem. De facto, muitas crianças e jovens com fraco rendimento escolar apresentam uma atitude negativa face ao estudo, uma grande desmotivação escolar, um tempo de estudo insuficiente e hábitos pouco adequados.»


Na área curricular do Estudo Acompanhado, discutida planificada e gerida em conselho de turma, organizar-se-ão contextos escolares favoráveis ao estudo
, o que implica o treino de diferentes técnicas de estudo, desenvolvimento de capacidades e a tomada de consciência, por parte dos alunos, das formas como cada um aprende melhor.