Ler consigo: em abril leituras mil – 2020

Publicado por a 04/05/2020 em Agenda, Atividades, Projetos | Comentários desligados

violet_Fotor

 

Estimados/as sócios/as:

Vimos lançar-vos o convite à participação no projeto “Ler consigo”, também intitulado “Em abril leituras mil”, iniciado pela APP em 2004.
Atendendo ao plano de contingência que, no presente ano letivo, gerou diversas alterações nas nossas práticas escolares, decidimos propor, para o presente ano, a dilatação do prazo de envio e uma nova modalidade de participação neste projeto: as leituras continuarão abertas à participação dos alunos e à comunidade escolar em geral.

Os participantes devem selecionar excertos de poemas ou poemas completos presentes nos documentos de referência ou noutros, sob a orientação dos professores, e, recorrendo ao YouTube, fazer chegar à nossa caixa de correio as suas leituras desses textos selecionados.

Sendo um processo simples o da criação de um canal no YouTube, caso ainda o não tenham feito e, salvaguardando o respeito pela política de proteção de dados, o texto poderá ser-nos enviado unicamente com a referência à escola e ano de escolaridade. Caso pretendam enviar o contributo sem imagem, poderão ainda recorrer ao sistema áudio através do SoundCloud.

As leituras efetuadas pelos alunos ou outros elementos da comunidade escolar deverão ser-nos enviadas até ao dia 15 de maio através do endereço eletrónico: aprofport@app.pt tendo, em título de mensagem, “Colaboração no projeto Em abril leituras mil”. A divulgação será feita, como nos anos anteriores, na página da APP dedicada ao Projeto Ler Consigo.

 

Créditos da imagem Violet Lemay

 

***********

“Para sobreviver, tens de contar histórias.”, Umberto Eco, A Ilha do Dia Antes

************************************************************************

No presente ano letivo, devido ao contexto de pandemia, a participação no projeto “Ler Consigo” foi adaptado a diversas formas de colaboração.

Na impossibilidade da leitura ser feita no espaço físico da escola, solicitámos o envio de ficheiros áudio ou vídeo com leituras realizadas por  alunos e professores.

Os textos poéticos que divulgamos foram-nos enviados pela Professora Fernanda Lamy da Escola Secundária de Albufeira, a quem agradecemos a colaboração.

Letra para um hino , Manuel Alegre

Sísifo , Miguel Torga

Poema XXIX, Eugénio de Andrade

O Infante, Fernando Pessoa

Inês e Pedro: quarenta anos depois, Ana Luísa Amaral

***********************************************************************

No vídeo a seguir,  a professora Sónia Cruz, do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, de Porto Salvo, lê a história  Era uma árvore , da autoria de António Torrado e ilustrada por Yara Kono.  A leitura foi feita para os seus alunos do 2.º ano CEB, como ferramenta a ser utilizada numa sessão síncrona de Português.
Esta história foi simultaneamente apresentada, no dia 29 de abril de 2020, na  ”Hora do Conto”, no canal do YouTube de Fátima Rodrigues. Neste canal, uma corrente de voluntários conta diariamente um conto a todas as crianças falantes do português.

Agradecemos à  professora Sónia Cruz a colaboração na edição  do  “Ler Consigo” de 2020.

***********************************************************************

Consultar o histórico do projeto:

2004-2012 ;201320142015 ; 2016201720182019