Ler consigo: em abril, leituras mil

Publicado por a 23/03/2018 em Agenda, Atividades, Projetos | Comentários desligados

joaofazenda

 

Ler Consigo [Consultar o histórico do projeto: 2004-2012; 2013; 2014; 2015; 2016; 2017]

No presente ano letivo, damos continuidade ao projeto «Ler Consigo», cujo mentor foi, no ano de 2004, Manuel Campos Pinto, então elemento dos órgãos sociais da APP.
O projeto visa , desde o primeiro momento, «promover a leitura junto dos alunos e da sociedade». Os docentes participantes podem convidar pessoas anónimas ou figuras públicas para lerem um texto escolhido, em escolas do ensino básico e secundário. A iniciativa poderá ainda constar do plano de atividades da biblioteca escolar. Os excertos destinados à leitura serão escolhidos pelo leitor convidado ou, caso este prefira, pelo docente responsável pela concretização da iniciativa no seu estabelecimento de ensino.
No presente, a dinâmica trazida pelo PNL, a par da criação da figura do professor bibliotecário, são medidas que facilitam a implementação de atividades de incentivo à leitura. Neste sentido, a APP convida os professores de Português em geral e, em particular, os coordenadores das bibliotecas escolares à participação na iniciativa, cuja génese deixamos aqui , como homenagem ao mentor do projeto. Trata-se de um recorte do jornal Público de 15 de março de 2005.

A iniciativa «Ler Consigo» consta da leitura, em voz alta e para grupos de alunos (em turma, na disciplina ou na biblioteca), por parte de convidados (pais, figuras conhecidas do meio onde a escola se insere, familiares, amigos, escritores) de excertos literários.
O prazo de concretização estende-se ao longo do mês de abril e solicitamos, aos professores que aceitem o desafio, o envio de um breve relato da experiência e, se possível, de fotografias ilustrativas da participação.
A breve reportagem enviada será por nós publicado no sítio APP : www.app.pt, pouco após o envio de mensagem, por correio eletrónico, a dar-nos conta de como o projeto decorreu na vossa escola.
O texto com o resumo das vossas experiências e as fotografias em anexo deverão ser enviados para o endereço : aprofport@app.pt figurando, como título de  mensagem “projeto Ler Consigo na escola [mencionar escola ou agrupamento]”.
Agradecemos o vosso interesse, bem como a divulgação aos docentes de Português e coordenadores das bibliotecas escolares.

Partilhamos ainda o artigo da secção homónima [Ler Consigo] , publicado no primeiro número digital da Palavras – revista em linha. Trata-se de um texto de motivação à leitura em contexto escolar.

A direção da APP

Imagem: © João Fazenda

************************************************************************************

Projeto Ler consigoApontamentos de 2018